quarta-feira, 27 de abril de 2011

Características de cada grupo da tabela periódica

Cada coluna vertical da Tabela Periódica representa uma família ou um grupo de elementos, totalizando 18 famílias.

- A característica que define a família de um elemento é a sua configuração eletrônica, sendo assim, os átomos de uma mesma família possuem propriedades químicas e físicas semelhantes e apresentam a mesma configuração eletrônica na camada de Valência.

Exemplo:

Berílio: 4 Be → 1s 2 2s 2

Carbono: 20 Ca → 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2

O berílio e o boro têm a mesma configuração na última camada, s2; portanto ambos pertencem à mesma família.

Os elementos químicos classificados no grupo A são chamados de representativos, neste caso, o número que antecede a letra A, coincide com o número de elétrons que os átomos desse grupo possuem na última camada eletrônica, são eles:

Grupo 1A ou 1 → Família dos Alcalinos

Grupo 2A ou 2 → Família dos Alcalinos Terrosos

Grupo 3A ou 13 → Família do Boro

Grupo 4A ou 14 → Família do Carbono

Grupo 5A ou 15 → Família do Nitrogênio

Grupo 6A ou 16 → Família dos Calogênios

Grupo 7A ou 17 → Família dos Halogênios

Grupo 8A ou 18 → Família dos Gases Nobres

A importância de Mendeleev para a Química

Nasceu na Sibéria em 1834, sendo o mais novo de dezessete irmãos. Mendeleev foi educado em St. Petersburg, e posteriormente na França e na Alemanha. Conseguiu o cargo de professor de química na Universidade de St. Petersburg. Escreveu um livro de química orgânica em 1861.
Em 1869, enquanto escrevia seu livro de química inorgânica, organizou os elementos na forma da tabela periódica atual. Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e sua s propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas em uma mesa, organizou-as em ordem crescente de suas massas atômicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes.Formou-seentãoatabelaperiódica.
A vantagem da tabela periódica de Mendeleev sobre as outras, é que esta exibia semelhanças, não apenas em pequenos conjuntos como as tríades. Mostravam semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal. Em 1906, Mendeleev recebeu o Prêmio Nobel por este trabalho.
Morreu em 1907 aos 73 anos de idade e é conhecido como o “Pai da Tabela Periódica”.